OS
PARADOXOS DO PNAIC (PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA)
Aimeudeusducérsu...
Eu ainda
tenho a estranha mania de ter fé na vida, como diria um poeta ou um músico ou
qualquer pessoa entranhada na área de poetizar e musicar a realidade dura, nua
e crua dos Cursos de Formação e de qualquer situação vivenciada.
O pano de
fundo desse Curso seria um caminho interessante para a eliminação dos
analfabetos funcionais.
Mas os
paradoxos se reproduzem em salas de aula do 4º ano e do 5º ano onde pecados
mortais da Ortografia são cometidos diariamente com despudor, desbunde e
insistência mor.
Tapetes são
puxados, vontades são mantidas, pois talvez a criança, quando escreve
incorretamente, está envolvida numa briga silenciosa contra o sistema...
Antes de tudo uma guerra política com
pinceladas de poder: quem pode mais chora menos.
Crianças
precisam entender que seus mundos não giram em torno de seus umbigos e pais e
mães devem ser alertados a tirarem seus filhos e filhas das bolhas cor de rosa
de sabão da Ideologia que pinta o mundo cão de cor de rosa e azul.
Precisariam,
mas não o fazem, nesse sistema em que professores são reféns de si mesmo.
Professor deve aceitar a realidade que é massa de manobra e ao vencedor as batatas, como
diria o inesquecível Machado de Assis.
O vencedor é
aquele que detém maior patrimônio, seja ele psicológico, material, cultural ou educacional.
Detenho-me
agora na Lei da Sobrevivência de Darwin: os fracos ficam pelo caminho, sejam
professores ou alunos.
Os fracos
são aqueles que hipoteticamente só aprenderiam pelo beábá, já que seus ticos e tecos não
dominam...
as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos...
as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos...
Na bolha cor
de rosa alunos insistem em colocar o n antes de p e de b,e o m antes de qualquer consoante, excetuando-se o p e o b, nem que seja por
pirraça, trocar o p pelo b, o f pelo v, porque é bonitinho ou porque sim.
Quando a
maturidade chegar, pararão de resistir ao sistema que normatiza tudo e impõe
suas regras e colocarão o m antes de p e de b, num tempo em que a ex-professora,
descabelada, sofrida e encarquilhada, falará com seus botões: Não pude ter o melhor do ensino e nem a sua
excelência, pois meu aluno ou aluna continuou a escrever o f pelo v e talvez não passou no vestibular por minha
culpa.
Paciência
deverá ser mantida, porque está tudo dominado e se eu tenho um vício de
linguagem seria o de não me preocupar com a forma correta do porque por que a
vida tem muitos porquês e se entende de toda forma o porquê.
Paradoxo por
paradoxo, o importante é alimentar a práxis do Caetaninho, porque tudo é
lindo...
E
inexorável.
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