Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 1 de abril de 2012

Psicologia do Desenvolvimento Humano

Terei que falar de Biaggio e não de Gilligan.Essas duas autoras me lembram Profª Drª Maria Suzana de Stéfano Menin, excelente mestra que me iniciou no campo da pesquisa,juntamente com o Profº Divino e a Profª Maria de Fátima Salum Moreira.Eu estava incluída em dois Grupos de Pesquisa: Gênero e Sexualidade e Formação de Valores de Professores.Foi ali,que tateando,descobri a minha área de trabalho.
Muito grata a todos eles;

Psicologia do Desenvolvimento Humano

Para o Desenvolvimento Harmônico do indivíduo, a Psicologia do Desenvolvimento Humano quer conceituar essa base de desenvolvimento em seus vários níveis:
Biológicos
Cognitivos
Afetivos
Sociais
Biaggio, (1998) traz essa conceituação sobre uma estrutura completa em seu livro.Traz todas as variantes observáveis da consituição humana.
Inclusive, faz uma apropriação dos esquemas de Piaget,estudando com profundidade a obra do autor.
Mas segundo Brofenbrenner e Evans, torna-se necessário criar um campo separado para estudar o Desenvolvimento humano: A Ciência do Desenvolvimento Humano.
Conceitua-se desenvolvimento como um estudo científico de como as pessoas mudam ou como ficam iguais,desde a concepção até a morte. (Papalia e Olds).
Não há respostas precisas para as seguintes perguntas:
O que muda?
Como muda?
E quando muda?
A problemática é que o tempo é uma escala e não uma variável orgânica.
A Psicologia, então, lida com variáveis e isso num campo subjetivo e territorializado, com variáveis internas: maturação genética,bases genéticas e com variáveis externas ligadas as influências do desenvolvimento.
O alicerce da Psicologia como Ciência é recente e passou por quatro fases até chegar na quarta fase que é a Teoria Ecológica de  Brofenbrener e estudos do Curso da Vida, com questões epistemológicas complexas demais;






Nenhum comentário: