Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

terça-feira, 28 de junho de 2011

Castidade

Castidade




Imagino que nesse tempo onde a sensualidade é o passaporte para ser normal, falar de castidade é coisa no mínimo antiquada.

Quando eu me aproximo de Cristo, eu me sinto muito frágil em minha carnalidade.

Desprezo o que há em mim de carnal, voluptuoso, sensual.

Sinto a essência de pureza, de descompromisso com essas luxúrias que estão sempre na moda.

Olho para meu interior e vejo Cristo.

Penso que nessas horas, estou “revestida de Cristo” (Ga 3, 27).

E vejo que nada pode ser mais tranqüilo do que esse amor misterioso, essa doçura de sentir Jesus me guiando, cuidando de mim, da minha alma, das minhas feridas.

Quando estou apta para exercitar a minha sensualidade, ainda em observâncias as necessidades biológicas, tendo um único parceiro, aquele com quem estou casada, ainda assim me sinto vazia de dignidade para receber a energia de Jesus, pois é tudo tão banal, tão orgânico, tão irracional.

Em outras atmosferas, a castidade é coisa que não se pratica, nem se aprende. Vive-se.

Conversei com uma irmã outro dia, e malgrado as suspeitas que recaem sobre alguns padres católicos, perguntei-lhe na minha sinceridade o que faz para sublimar eventuais necessidades biológicas.

Ela me sorriu, daquele jeito cheio de ternura e paciência e me disse que se fosse apenas ela a viver ali naquele corpo de carne, ela teria os desejos das outras mulheres.

Mas é Cristo que vive nela e ela se dedica aos doentes, aos pobres, as crianças, as famílias e é apenas a “consertadora” das almas e dos corações, inclusive dos corpos, invólucros temporários de carne, que necessitam de alguém que os nutra, os limpe, os preserve do pecado da luxúria de da falta de higiene.

Alguém que se importe.

Compreendi que se Cristo começa a viver em nós, todas as coisas são secundárias.

O que fica?

O desejo de amar, de perdoar e de servir.

E de ter castidade, para ser merecedora da presença de Deus.

O Senhor não habita em vasos impuros.







Nenhum comentário: