Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O Complexo do Espelho



Hoje, apesar das turbulências dos mares nunca dantes navegados, prefiro escrever sobre um tema mais ameno.


Na realidade, não é uma amenidade, tendo em vista que a subjetividade das mulheres traz uma interferência muito grande nas relações morais dos sujeitos sociais.

Mulheres vivem competindo entre si e por causa dessa disputa chegam a ser perigosas umas para as outras.

Quando podiam se unir e tornar o mundo melhor.

O complexo do espelho se resume nisso: as mulheres não assumem os seus pontos fracos e fortes, vivem se perguntando:

“Espelho, espelho meu”...

A teoria do complexo do espelho demonstra a inveja, a falsidade, o ódio que as mulheres podem nutrir uma contra as outras de vez em quando ou de vez em sempre.

Sou uma mulher professora e vivo entre outras mulheres exercendo a sua profissão.

Umas são belas e auxiliadoras, outras são feias e destruidoras.

Outras confortam sua alma e algumas puxam o seu tapete.

Mas em todas elas está o orgulho e a tristeza de ser mulher. Vejo alegria e poder reluzindo nos olhos daquelas.

Se elas se unissem, haveria muito mais paz e harmonia no mundo.

Escrevendo, me vem a lembrança todas as vezes que foi uma mulher que me segurou a barra no detrimento da covardia de um homem.

Ali havia amor, respeito, carinho, e o bom acolhimento maternal que só uma mulher pode dar.

Meu abraço especial a uma mulher que assumiu a direção de uma casa que abrigam crianças e adolescentes em situação de risco.

Meu abraço maternal a uma mulher que eu criei que saiu de mim e está fazendo dezessete anos hoje.Uma jovem mulher.

Ao maternar aquelas pessoas, essa mulher está salvando cidadãos e cidadãs, ou de uma maneira subjetiva, salva almas da indignidade social e moral.

Tantas mulheres admiráveis.

Tantas mulheres desprezíveis.

Mulheres desprezíveis são aquelas que jogam sua cria fora ou tenta matar, para que o mundo não testemunhe o fruto de suas carnes.

Mas o Complexo do espelho atinge todas elas, em menor ou maior grau.

Talvez volte ao assunto outra hora.

Por hora, já que eu tenho muitas coisas a fazer, recomendo duas leituras, paradoxais entre si: “O mito do amor materno”, de Elizabeth Badinter e “Como ser uma mulher de Deus”, de Ginger Gabriel.









Nenhum comentário: