Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 21 de novembro de 2010

Quociente de inteligência entre negros e brancos

Quociente de Inteligência entre negros e brancos




• A inteligência é a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair e compreender ideias, utilizar linguagens e aprender.

• O QI - quociente de inteligência - é um índice calculado a partir da pontuação obtida em testes que compreendem as capacidades relacionadas com a inteligência.

• 100 é o valor do QI médio, considerado "inteligência normal".

• O teste de QI leva em conta a idade do indivíduo, o gênero, as respostas certas e erradas, assim como o tempo necessário para responder.

Fonte:

http://www.teste-qi-brasil.com/



Estabeleceu-se assim o teste do quociente de inteligência e a partir dele algumas correntes apregoam que a inteligência dos negros é inferior a inteligência dos brancos.

Já começa a se desmitificar essa afirmação dada a condições de vida entre negros e brancos, desde a época da escravidão.
Se ocorre essa diferença é que o ambiente não foi favorável ao desenvolvimento pleno da inteligência dos seres.
Se as condições de vida dos brancos são superiores a vida dos negros, estes últimos na condição de escravos, submetidos a diversidade das contingências impostas pelos brancos, reagiram com menos eficácia aos estímulos dados pelo ambiente que os cercaram e depois  pelos cientistas.
Há uma pesquisa escolar de renomadas autoras que os meninos negros das escolas públicas são os primeiros a como diz a autora "cairem fora" da escola.
Eles e elas não veêm sentido em ambientes que os estigmatizam e os rotulam.

Como cidadã descendente de negros que provavelmente eram escravos, continuo com a minha luta solitária e diária para sobreviver valendo-me do meu capital de inteligência, não para exibicionismo ou para provar algo, mas simplesmente para me manter no emprego, que eu conquistei com muito sacrifício.

Os que ainda guardam dentro de si o preconceito de raça/classe social fazem o possível para me desmotivar e desestimular.

Não sou eu apenas que sou vitima ou vitimizada.

Numa agência bancária, eu vi o tratamento dado a uma funcionária negra que estava disputando o mesmo espaço que uma funcionária branca.

O preconceito de cor e de raça é negado e as sutilezas que acobertam esse racismo são engenhosamente planejadas.

Quais são os fundamentos científicos para provar a veracidade dessa afirmação: ou seja, a de que negros e brancos tem um QI diferenciado?

Se penso que a Ciência geralmente é manipulada por brancos, vou as fontes e descubro que sim, através de testes foi comprovada a inferioridade cognitiva dos negros.

Mas esses dados estão comprometidos com a manutenção da hegemonia política e social.

O governo tenta fazer a sua parte, destinando cotas universitárias a afro-descendentes. Mas tal medida também é preconceituosa. Nunca se sabe o que se vai ouvir depois: chegou-se lá porque o governo ajudou ou se chegou lá por causa da sua competência.

De qualquer forma, essa luta regada a sangue, lágrimas e suor está agora mais refinada. A batalha é no campo das idéias, da corrida aos bancos da Universidade pública.

Um idéia perigosa se insinua : as falhas do ENEM possam estar motivadas por um outro critério que não encontra espaço no momento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Então vamos voltar um pouco no tempo, quando os negros dominavam a áfrica e dividiram-se e alguns foram para a europa e que acabaram se tornando brancos. Ambos viviam sob a mesma condição, exceto pelo meio ambiente. E o resultado, após muito tempo de viverem separados? Os africanos que foram para a europa, os brancos, dominaram(escravizaram) os que ficaram na África, negros. E aí, quem foi melhor agora?