Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

sábado, 20 de novembro de 2010

Dia 20 de Novembro, o dia da consciência negra




Negro não é gente. Negro é cor. Milton Nascimento sabe das coisas, “A cor do homem “diz que homens e mulheres são animais da cor do amor.Gerados para fazer outros seres com amor.

Eu tenho tentado superar dores na alma geradas por racismo ou por intolerância a minha cor.

Quero que as pessoas me olhem e me identifiquem um ser pleno de capacidade e potencialidade, não associando mais a minha cor com afazeres braçais.

Não é fácil conseguir isso.

Nas escolas, nas ruas e em todos os setores, a imagem do negro braçal e escravo tem se diluído, mas é um trabalho lento e gradual.

Negros têm tomado o poder. Mas se eu olhar hoje a expressão de Obama e compará-la com o tempo da sua expressão quando ele assumiu, vou ver uma distinção enorme.

A face dele está marcada pela dor.

De outro político negro que me lembro e foi prefeito de São Paulo é o Celso Pitta.

Mas ele estava muito vinculado ao Maluf e deu no que deu.

Não vejo negros na Política.

Ainda hoje, os salários dos negros são inferiores aos dos brancos.

Eu digo que sou negra. Falei pro sujeito do Censo. Não acredito que existam pessoas negras e acho meio idiota isso de nivelar pessoas pela cor de sua pele.

São seres humanos. Assumo a minha negritude, pois entendo que para fins classificatórios, existe essa distinção do negro e do branco.

Mas isso é um ranço colonialista.

Não sou parda, pois não sou papel, sou pessoa.

Não sou mulata, pois não sou animal de carga, mula para transportar.

Não sou morena, pois não sou paca ou perdiz, não sou caça para caçador.

Sou Patrícia, da cor do amor, com meus cabelos cacheados e meus lábios carnudos.

Sou gente. Sou bonita, dentro da minha contextualização de pessoa, capaz de amar e de sentir a vida em sua plenitude e possibilidades. Sou brasileira, um ser miscigenado.

O IBGE é elitista.

Coisa de branco. Mas existe essa cor, branca? Branco não é esse fundo do Word em que estou digitando esse texto?

Imagine se eu visse por aí uma pessoa dessa cor, sairia correndo, pois acharia muito estranho.

Branco, negro, tudo bobagem.

Somos seres humanos. Animais nascidos do amor. Programados para fazer outros seres com amor. Amor de Eros.

Mas hoje é o dia da consciência de seres que foram maltratados, agredidos e escravizados por outros seres que criaram uma idéia absurda e ao apegar-se a ela, tornaram-na uma verdade provisória.

Construções, verdades provisórias, processo civilizatório.

Nenhum comentário: