Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A eugenia, um termo probido nas práticas educativas

O conceito de eugenia pedagógica e as salas de reforço nas escolas públicas




Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.[2] Em outras palavras, melhoramento genético. (Wikipedia, 2010).

Esse conceito é perigoso, já que depois da eugenia nazista, o politicamente correto ( se é que o termo ainda não caiu em desuso), condena as pessoas que tem idéias ligadas a eugenia.

A eugenia, tem sua origem ligada a questões reprodutivas, mas eu consigo ver um ponto cultural que se assemelha muito aos princípios da eugenia.

A eugenia,ligada a heterogeneidade de uma sala de aula é um conceito que, dentro de uma nuance social e moralmente aceita, útil e bem aplicado.

Além de ser um conceito é uma prática, dificilmente assumida.

Todos os educadores sabem que, dentro de uma sala de aula, os indivíduos estarão respondendo aos estímulos de formas distintas.

As expectativas e as habilidades auferidas, quando não alcançadas, fazem com que o aluno seja retido para retomar todo o conteúdo que lhe foi aplicado e que não foi assimilado.

Tranportada para a sala de aula, a eugenia pedagógica vai dar conta de fundamentar as qualidades cognitivas e de nível abstrato das relações estabelecidas na sala de aula, no que tange ao ensino e a aprendizagem.

Os professores e as professoras constumam distribuir os seus alunos em duplas produtivas, para que um auxilie o outro na construção do conhecimento, na ressignificação dos conteúdos.

Ao final do ano, se faz mister distribuir os alunos e as alunas de acordo com o seu grau de desenvolvimento cognitivo, criando as salas de apoio.

Tais salas são formadas por uma turma menor para que o docente dê um atendimento satisfatório, construindo seu referencial pedagógico de acordo com as necessidades dos indíviduos.

Por isso, o educador ou a educadora que assume uma sala de reforço deve ter consciência de seu papel, mais árduo , e por isso, muito mais nobre e relevante.

Ele ou ela vai estudar, ainda que de forma involuntária, os agentes escolares que podem melhorar (esse é o objetivo) ou empobrecer (é inevitável) as qualidades e as referências sociais e morais da escola em que essas crianças estão matriculadas.

Dito de outra forma, quando um aluno ou aluna vai mal, a escola vai mal. Indices como a Provinha Brasil, o SARESP tem dado conta dos atrasos e do progresso lento das elucubrações pedagógicas no espaço escolar.

Uma palavra,como a eugenia,estudada isoladamente e para um fim benéfico, pode trazer consciencia e auto-consciência e contribuições.

Como um remédio de tarja preta que tem seus efeitos colaterais.

E eu não sou partidária da eugenia maléfica, haja visto que para integrar na sua totalidade,  as hordas das minorias raciais e étnicas só me falta ser judia.

Como docente de escola pública, já lecionei para crianças negras maravilhosas em sua inteligência junto com crianças não negras que tinham muita lentidão em aprender.
Acredito também que educar é respeitar o tempo da criança em assimilar conteúdos.
Tenho percebido que a história de vida de cada um contribui decisivamente no seu sucesso educativo.

Nenhum comentário: