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terça-feira, 7 de setembro de 2010

O ato de dirigir e a metacognição

Dirigir engloba várias atividades psico sociais das quais muitas vezes não nos damos conta.


Em um processo metacognitivo, ao dirigir um carro, é importante que o indivíduo se perceba realizando atividades cognitivas e que possa, além de fazê-la avaliá-las.

A metacognição é a capacidade do indivíduo em monitorar e auto regular seus processos cognitivos.

Lidamos assim com duas hierarquias: nível meta e nível objeto.

O nível meta tem o poder de modificar o nível objeto a partir das informações obtidas neste.

Essa é uma marca de evolução humana da qual devemos nos orgulhar.

Não existe outra definição: é a conquista evolutiva para se adaptar e dominar as adversidades do ambiente.

Uma avaliação psicométrica tem o intuito de avaliar a metacognição individual.

A História de vida do indivíduo tem tudo a ver com as suas possibilidades de conquista, ficando a cargo da sua metacognição o sucesso no seu objetivo.

Não podemos nos dar o luxo de errar persistentemente, já que o nosso erro consistente é a causa do nosso atraso perante o outro.

Por baixo de todos os valores universais tidos como bons, devemos nos lembrar que o que valida a construção das conquistas sociais é a teoria evolutiva de Darwin.

O contraponto dessa tendência são os valores religiosos que , muitas vezes, são máscaras a serviço de uma verve piedosa.

Três pilares para essa hierarquia da metacognição:

A ancoragem básica das suas próprias cognições;


Monitoramento (dar-se conta da sua capacidade);


A regulação ( o modelo explicativo e adaptável a situação);






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