Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 12 de setembro de 2010

Altas Horas e a questão de Gêneros

Altas Horas e a questão de Gênero




O último programa de Serginho Groisman estava uma delícia.

O tudo de bom do Bruno Gagliasso, a maravilhosa Sônia Braga, o fofo do Luan, o impagável Charlie Brown;

Só fiquei triste por uma coisa: um livro, chamado “O irã por trás do chador”, escrito por duas mulheres e apenas uma delas estava no palco.


A outra, escritora, Professora, Historiadora, Doutora estava na platéia, espremida entre os participantes.

Percebia-se em seu rosto um descontentamento por ter não ter sido dada a palavra a ela, para comentar sobre o bonito trabalho que tinha feito com a amiga.

Infantilizada, estava a beira das lágrimas.

Porque essa expressão: infantilizada?

Porque infância, crédito merecido a Gilza Garms, ela também, Professora Doutora da UNESP de Presidente Prudente (que nos ensinou isso), quer dizer sem fala, ou seja, a etimologia da palavra infância quer dizer sem fala.

Porque quando quiseram me infantilizar, “Patrícia, cuidado com o que você fala”, eu não obedeci e paguei certo preço.

Tudo uma questão de Gênero e eu abro espaço para que a minhas descendência e as minhas filhas da Educação possam assumir a sua fala, terem  coragem para dizê-la e serem  respeitadas  por isso.

Peço as mulheres professoras desse Brasil varonil que se atrevam a SEREM, pois só se vive uma vez e la vida é finita...

Por isso, quero criar a coluna in e out para a rede Globo de televisão:



In

1. Discutir questões de gênero e homofobia em suas novelas e em seus programas de auditório;

2. Dar a Glória Maria apaixonada declarada por Pedro Bial, uma segunda chance no Globo Repórter, depois da declaração impensada da mesma na época que apresentava a Revista Eletrônica Fantástico.

3. Colocar na pauta do dia os assuntos espiritualistas, sem perder o foco do respeito a outras religiões;

4. Brindar-nos com a presença materna e amável de Fernanda Montenegro, em uma novela das oito.



Out

1. Permitir uma escalação de elenco de fotonovela onde só tenham brancos de olhos claros, como se aqui fosse a Europa.

2. Utilizar as minhas idéias e a minha memória histórica para produzir obras e não me dar nem um centavo por isso; (Nem vou exigir direitos, pois se fizer isso, dirão que sou uma louca de camisa de força);

3. Não assumir-se como Empresa televisiva que tem uma escaramuça com Edir Macedo, por ter se apropriado indevidamente do terreno onde estão as suas instalações e resolver as suas pendengas na Justiça, ao invés de ficar atacando o nobre Edil, segundo a declaração do mesmo).

4. Não deixar claro para os seus clientes que a relação da TV Globo com o povo brasileiro é meramente uma relação comercial e que não vale ficar viajando na maionese, (bordão Global) das suas telenovelas, atual pão e circo da plebe rude.

5. (Em tempo: são escaramuças e conjecturas, meras hipóteses de uma escrava da plebe rude , que não ousa desafiar o Grande Irmão e que precisa continuar comprando o leite dos filhinhos.Minhas sinceras condolências).

6. Iluminatis a parte, y Love TV Globo.







Nenhum comentário: