Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

sábado, 2 de janeiro de 2010

Identidade, Preciosismo, Pedantismo, autonomia e outros ismos



Fonte: " Dez princípios sobre professores e formação de professores"


Ricardo Ribeiro in Trajetórias e Perspectivas para formação de professores, organizado por Rachel Lazzari Leite Barbosa- Editora UNESP 2004





O professor precisa desenvolver uma grande capacidade de autoformação.

Deve pensar também na articulação daquilo que aprende nos cursos  e nas pesquisas com a prática pedagógica na realidade cotidiana.

Tal postura leva a autonomia.

A autonomia e o compromisso com a educação deveriam ser os principais objetivos do que trabalha com a Educação.

O que é ser autônomo afinal?

Ser autônomo é fazer o que quer na hora que bem entende?

Sob a ótica de Piaget é... “A Autonomia significa ser governado por si mesmo. É o oposto de heteronomia, que significa que uma pessoa é governada por outra pessoa sem autonomia de si.”... (Dauto Cerqueira, Recanto das letras, UOL).

Ser governado por si mesmo não é, grosso modo, inventar novos códigos ou signos sociais, prioritariamente.

Governar-se a si mesmo é também aprender a obedecer a determinadas convenções sociais baseadas em princípios justos, de valores universais reconhecidos como úteis, bons e necessários.



A estrutura moral e social que vai se formando dentro de nós, nas palavras de Freud, a criação do superego, inclusive com a interação do meio é o que prevalecerá na construção de si e dos alunos que estamos formando e informando, que passam pela nossa vida.

Dos meus professores e professoras adquiri muitas coisas que me são benéficas e úteis.


Identity, Pedantry, Precious, autonomy and other isms






The teacher needs to develop a great capacity of self -

Must think also in the articulation of what we learn in courses in research with the pedagogical practice in everyday reality.

This attitude leads to autonomy.

Autonomy and commitment to education should be the main objectives of working with Education.

What is to be autonomous after all?

To be autonomous is to do whatever time he wanted to do?

From the viewpoint of Piaget is ... "Autonomy means being governed by itself. It is the opposite of heteronomy, which means that a person is governed by another person without autonomy itself ."... (Dauto Cerqueira, Corner of letters, UOL).

Be governed by itself is not, broadly, to invent new codes or signs social priority.

Govern himself is also learning to obey certain social conventions based on fair principles of universal values recognized as useful, good and necessary.



The social and moral framework that is being formed within us, in Freud's words, the creation of the superego, including the interaction of the medium is what will prevail in the construction of self and students who are formal and informal, that pass by our lifes.

My teachers and professors got many things to me are beneficial and useful.

Nenhum comentário: