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sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Trajetórias e Perspectivas da formação docente

Trajetórias e Perspectivas da formação de professores




Na dimensão político social ligada a formação dos educadores, o significado da produção de conhecimento está voltado para o processo educacional.

De todos os esforços conjugados para criar espaços na reflexão da educação uma iniciativa que deu certo foi a CENP, Centro de Estudos e Normas Pedagógicas , mantida pela USP, UNESP e Unicamp.

Os educadores devem sim, refletir sobre a sua formação e a sua prática na sala de aula e eliminar as deficiências da educação que estão proporcionando.

Jorge Larossa afirma que para alguns, a educação é uma ciência aplicada, para outros, uma práxis reflexiva..

Pensou-se também na criação de um Projeto Pedagógico para a licenciatura que dinamize e articule dimensões políticas e pedagógicas do trabalho docente (p. 13).

Os debates, então, articularam temas como a construção de saberes

e a incorporação de saberes reflexivos a uma política de formação docente.

A Pós Graduação então, poderia ter um direcionamento para que fossem criados projetos destinados a formação dos professores, a partir das necessidades postas pelo meio social, com um novo olhar vindo de um viés científico que o estudo acadêmico proporcionaria.

Esse espaço deve ter um enfoque ligado a atender as exigências da sociedade, da educação e da escola.

Quando se cria espaços dentro da própria educação para lidar, por exemplo, com alunos e alunas com necessidades ligadas a seu histórico social, familiar e econômico, como o Projeto Beija Flor, pensa-se em um educador ou uma educadora que tenha um olhar sensibilizado face a essa realidade.

Mas se todos os educadores forem reflexivos, se eles e elas puderem superar suas deficiências vindas do preconceito tão firmemente arraigado, desenvolverão sensibilidade suficiente para lidar com o aluno real e não o ideal.


Trajectories and Perspectives of teacher




In the political dimension related to social training of educators, the significance of knowledge production is geared to the educational process.

Of all the combined efforts to create spaces in the reflection of an education initiative that worked was the CENP, Center for Research and Pedagogical Standards maintained by USP, UNESP and UNICAMP.

Educators should rather reflect on their training and practice in the classroom and eliminate the shortcomings of the education they are providing.

Jorge Larossa says that for some, education is an applied science, for others, a reflexive praxis ..

It was also thought the creation of an Education Program for undergraduate revive and articulate political and pedagogical dimensions of teaching (p. 13).

Discussions then articulated themes as the construction of knowledge

and the incorporation of knowledge reflective of a policy of teacher education.

The Graduate then, could have a direction to be set up projects to train teachers, to the needs posed by the social environment, with a new look coming from a scientific bias that would offer academic study.

This space should have a focus on to meet the demands of society, education and the school.

When you create spaces within their own education to deal with, for example, boys and girls with disabilities related to their social background, family and economic such as the Project Beija Flor, one thinks of a teacher or an educator who has touched a look face this reality.

But if all educators are reflective, and if they can they overcome their disabilities welcome prejudice so firmly rooted, to develop sufficient sensitivity to deal with the student and not the real ideal.

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