Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

sábado, 2 de janeiro de 2010

Identidade de Professor

Identidade de Professora




O que me chamou muito a atenção nos Cursos de capacitação que eu fui era a capacidade de um formador de professor ser ou não pedante.

Na escala evolutiva de um educador, deve caber tudo o que é importante, só não deve caber o pedantismo, o preciosismo excessivo.

Certa vez, quando  trabalhava de cozinheira em uma República de estudantes de Medicina, um dos rapazes disse a outro que eu deveria vir com um manual de instrução, pois falava muito difícil.

O cuidado que eu tinha ao utilizar termos difíceis era não falar coisas ridículas, como uma palavra difícil que tinha outro significado que não aquele que eu queria dizer.

Sempre fui amiga da leitura e da escrita e o meu repertório pode ter um pouco de requinte. Algumas pessoas pensam que eu quero ostentar um capital cultural.

Perguntei-me porque havia falado aquilo, pois se ele era estudante de medicina, devia saber bem mais do que eu, na época, com o magistério a terminar.

Então entendi uma das primeiras coisas sobre o uso e a função da linguagem: a linguagem deve se aplicar ao contexto.

Nas fichas descritivas também tive esse problema, algumas diretoras reclamaram dos termos que eu utilizava para descrever os avanços e os retrocessos das crianças.

Nesse caso, a minha linguagem deveria se aplicar ao contexto, (pois não se faz uma ficha avaliativa usando termos simplórios), entendi que a linguagem deve ser simples, na maioria das vezes.

Se me preparo para a Pós Graduação, imagino que um dia serei professora de professores.

Tal atribuição se adequará melhor ao meu perfil, embora eu tenha domínio de ensinar as classes iniciais, também.

Deverei lembrar, entretanto que eu não poderei utilizar o preciosismo e nem o pedantismo nas minhas aulas.

Preciosismo:

Requinte no falar ou no escrever.

Pedantismo

Pretensão ridícula, qualidade, modo de pedante



Teacher Identity




What caught my attention in the training courses that I went was the ability of a trainer or teacher is not pedantic.

The evolutionary scale of an educator, should fit all that is important, should not only fit the pedantry, the preciousness excessive.

Once, when I worked as a cook in one of the medical students, one boy told another that I should come with an instruction manual, because I spoke very difficult.

The care that I had to use difficult terms was not talking about ridiculous things, like a hard word that had meaning other than the one I meant.

I've always been a friend of reading and writing and my repertoire can have a bit of refinement. Some people think that I want to bear a cultural capital.

I wondered why it had spoken, as if he was a medical student, should know much more than I, then, with the teaching end.

Then I knew one of the first things on the use and function of language: the language should apply to the context.

In fact sheets also had this problem, some directors complained about the terms I used to describe the advances and setbacks of children.

In this case, my language should apply to the context (because there is not a summary evaluative using simplistic terms), I realized that the language should be simple, in most cases.

If I prepare for the Graduate, imagine that one day I will be a teacher of teachers.

This allocation would be appropriate to my profile, though I have the field to teach the initial classes, too.

Shall I remember, however I will not be able to use the preciousness nor the pedantry in my classes.

Preciousness:

Refinement in speech or in writing.

Pedantry

Ridiculous claim, quality, mode of pedantic

Nenhum comentário: