Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Síndrome de Burnout


SINDROME DE BURNOUT

O último informativo da APEOESP cita a síndrome de Burnout, que vez ou outra, acomete alguns docentes.
As sensações que eu verifico não podem ser classificadas de depressão, pois o estado depressivo se caracteriza da seguinte forma:
A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais [1]: humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio e redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.
Fonte: Wikipedia
Então, síndrome de Burnout se caracteriza com os sintomas que apresentam alguns docentes:
A síndrome de burnout, numa tradução livre do inglês significa combustão completa, é um estado de exaustão prolongada e diminuição de interesse, especialmente em relação ao trabalho, mas que pode causar também perda do desejo sexual.
Síndrome de burnout também pode ser intitulada de estresse ocupacional.
Segundo o psiquiatra Dr. Luiz A. Nogueira-Martins: ‘Há um estresse adaptativo do organismo (corpo e mente) às pressões internas (desejo, ambições, expectativas) e externas (pressões vinculadas ao exercício profissional e as condições de trabalho).
Sintomas
Sintomas físicos:
fadiga constante, cefaléias, distúrbios gastrointestinais , alterações do sono, dores musculares, alterações de peso, alterações cardiovasculares e perda da memória.
Sintomas psicológicos: dificuldade de concentração, humor depressivo, ansiedade, rigidez, ceticismo (não consegue acreditar em possibilidades positivas).



Nenhum comentário: