Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Os sete pecados capitais: A Inveja

INVEJA

Juliana, a empregada de Luisa, do livro "O primo Basílio" era a personificação da Inveja.


Hoje estou pensando se há inveja em mim e no quanto eu posso admitir que sou invejosa.


O que me motivou foi uma matéria que eu li no Jornal de um cara que inventou um personagem semelhante ao Mickey Mouse ao Walt Disney, mas mostrando um lado sombrio e negro dos personagens em uma história que envolve suicídio e morte.


Pura inveja de uma cara genial como Disney, e essa é uma inveja masculina.


Zeca Pimenteira é um personagem que satiriza a inveja masculina. Destrutiva.


Mas nada parece ser mais destrutiva do que a inveja feminina.O conto de fadas da Cinderela é a forma mais próxima da explicação e da oralidade sobre a inveja no universo infantil.

Todos temos onveja, penso eu. Mas não deve ser destrutiva.Não destruir a vida do outro é um valor moral e universal.
Tenho ampliado meu pensamento e pensado num mundo, imaginado um mundo onde não caiba a bondade e a boa vontade.
É possível que esse mundo exista e que esteja mais perto do que imagino.
Talvez se deva estudar mais Filosofia e se libertar do realismo ingênuo e se paroximar das coisas como verdadeiramente são.
Libertar-se dos dogmas religiosos, inclusive para ver a ...
VIDA COMO ELA É.

Nenhum comentário: