Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Profissional na Educação

 
Eu sou uma profissional da Educação
12/Maio/2009 Autor(a): ISABEL PAROLIN - Psicopedagoga Clínica
Queridas professoras e professores.
Um dia desses ouvi uma jovem professora afirmar: “Sou professora e eu amo... simplesmente amo ensinar!” Achei um show! Como é importante e bom gostar do que se faz!
Entendo que o estresse docente, as salas de aulas com alunos que apresentam dificuldades para aprender estão diretamente relacionados a professores que estão distantes das suas salas de aula. Distantes de coração, distantes do seu desejo, distantes com o seu olhar, distantes com suas possibilidades criativas e do seu conhecimento profissional.
Logicamente, com esse distanciamento, as coisas acontecem em sala de aula, ou deixam de acontecer, e a professora não se dá conta. Acaba desconhecendo o que realmente está acontecendo e, em meio a tudo isso, transfere suas responsabilidades profissionais.
Acredito que é nessa dinâmica que se estabelece o jargão de o aluno ou sua família ser o problema: “Ele não aprende! Eu explico, explico e ele não entende! Não sei mais o que fazer com ele...” Ou ainda, “ A mãe não comparece na escola... A família dele é muito desorganizada...A família não ajuda na lição!” Enfim, transferem o “problema”. Não que eu não ache importante uma família organizada e presente na formação de seu filho, contudo, é em sala de aula que as relações de aprendizagem devem acontecer...
Entre duas pessoas: uma que se apresenta como professora/or daquela criança ou jovem, e outra que se apresenta como aluno. O chamado par educativo. São pares... Estão juntos nessa empreitada e na fascinante jornada de aprender.
Quando a professora ama ensinar e age como profissional da Educação acaba contagiando o aluno com sua emoção e com sua competência e, certamente, ele responderá com aprendizagens. Eu também amo ensinar!

Nenhum comentário: