Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sanções por reciprocidade.

Interessante, na construção dos valores morais, apropriar-se dos conceitos de heteronomia, autonomia e anomia e entender o conceito de noção por reciprocidade.
As sanções por reciprocidade são aquelas que estão diretamente relacionadas com o ato infracional. Kamii aborda quatro exemplos de sanção por reciprocidade:
1)      Exclusão temporária ou permanente do grupo. → Quando uma criança perturba a leitura de uma história, por exemplo, a professora pode dizer. – “Você pode ficar aqui sem nos aborrecer, ou terei que lhe pedir que vá para o canto dos livros ler sozinha.”
2)      Apelar para a consequência direta e material do ato. → A criança que conta uma mentira pode ser confrontada com o fato de que as pessoas podem não acreditar mais nelas.
3)      Privar a criança de uma coisa que ela usou mal. → A criança que usa mal um brinquedo pode ser impedida de usá-lo até que aprenda a utilizá-lo corretamente.
4)      Reparação → A criança que estraga um trabalho de um colega pode ser convidada a ajudar a consertá-lo.
Contudo, para que essas sanções por reciprocidade não se transformem em punição, é preciso que haja uma relação de afeto e respeito mútuo entre a criança e o adulto.
Para finalizar, a autora destaca que os valores morais não são internalizados ou absorvidos de fora para dentro, mas construídos interiormente, através da interação da criança com o meio.
Sendo assim, a punição prejudica a construção de valores morais pelas crianças e elas entendem, dessa forma,  que o mundo é um lugar que lhes será hostil e se sentirão reprimidas nas suas manifestações de serem elas mesmas e recriarem o mundo interno, a sua leitura de mundo, que como nos afirma Freire, precede a leitura da palavra.


Fonte:
http://pedagogiaaopedaletra.com/livro-a-crianca-e-o-numero-constance-kamii/
http://forumeja.org.br/files/Autonomia.pdf


Penalties for reciprocity.

Interestingly, the construction of moral values, appropriating the concepts of heteronomy, autonomy and anomie and understand the concept of concept by reciprocity.
The penalties for reciprocity are those that are directly related to the offense. Kamii discusses four examples of punishment by reciprocity:
1) temporary or permanent exclusion from the group. → When a child disrupts the reading of a story, for example, the teacher might say. - "You can stay here and annoy us, or do I have to ask you to go to the corner reading books alone."
2) Appeal to the direct consequence of the act and equipment. → The child who tells a lie can be confronted with the fact that people can not believe them anymore.
3) Depriving the child something that she misused. → The child who misuses a toy can be prevented from using it until you learn to use it properly.
4) Repair → The child that mars the work of a colleague may be asked to help fix it.
However, to ensure that sanctions are not transformed by reciprocity in punishment, there must be a relationship of mutual respect and affection between the child and adult.
Finally, the author highlights that moral values ​​are not internalized or absorbed from the outside, but inwardly constructed through the child's interaction with the environment.
Thus, the punishment interferes with the construction of moral values ​​for children and they understand thereby that the world is a place that is hostile to them and feel repressed in its manifestations to be themselves and recreate the inner world, their reading world, as it says in Freire, precedes reading the word.


Source:
http://pedagogiaaopedaletra.com/livro-a-crianca-eo-numero-constance-kamii/
http://forumeja.org.br/files/Autonomia.pdf



Nenhum comentário: