Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

sexta-feira, 12 de julho de 2013

FERNANDA TORRES E A PROFESSORA PRIMÁRIA



Dia desses, Fernanda fez uma malcriação: “A professora primária prima por ensinar coisa nenhuma” by Millôr (impagável).
High society, elite a flor da pele. Mamãe Montenegro, por certo não ensinou assim. Vide a “professora” sofrida da Central do Brasil, que era a escriba das cartas dos retirantes nordestinos, morando em São Paulo.
No filme, o elo de ligação entre a vida da cidade e a do trabalhador sem capacitação para o trabalho(analfabeto), utiliza-se dos serviços de uma senhora (papel de Fernanda Montenegro), a qual cobra uns trocados e em troca escreve as cartas dos retirantes nordestinos aos familiares que ficaram longe no sertão do agreste. Muitas vezes, estas cartas não são entregues.
Porém, com aquele garoto, a personagem acaba se envolvendo, assumindo a história dele como se fosse sua; convive com ele, assume papel simbólico de mãe e juntos, como mãe e filho, após uma série de aventuras e peripécias, envolvimento emocional e sentimento de maternidade aflorando a cada passo, acabam retornando para a cidade de origem daquele garoto, onde ele reencontra seus familiares.
Como eu, que era escriba das cartas para meu vô Edésio, em São Paulo, Guarulhos, que veio de Caraíbas, na Bahia, tentar a sorte na grande São Paulo.Que Deus o tenha.
Acompanhando a autora em seus dizeres bonitos, sobre... “a pátria de chuteiras, o quebra quebra generalizado, (a falácia dos) figurantes, o APARELHAMENTO POLÍTICO DAS EMPRESAS ESTRATÉGICAS,” impossível resistir a provocação.
Então eu comecei a pensar no que a professora primária não ensina. Teorema de Pitágoras? Nãããão. O bóson de Higgs? Nãããão! As ligações genéticas dos cromossomos humanos? Nããããõ.Estatística, estratégias geopolíticas e demografia por m², a teoria de Malthus? Nããão.
Fórmulas químicas do “vestiba”? Nãããão. Identidade de gêneros, antropologia? Também não. Leituras de hemograma? Paradigmas emergentes? Pérolas inconsequentes?
Mais uma vez, um sonoro NÃO.
É... A professora primária professa a princípio o pior primórdio da principiante preleção.
NÃO ENSINA NADA.
Ensinou a Patrícia, o Pedro e a Priscila, a ler e escrever, alfabetização.
Depois disso, um sofrimento. Patrícia não parou mais de falar, pequena flor da perifa de São Paulo, a saber, Guarulhos.
Então vem Fernanda e normaliza tudo. Normal.
_Acordai cidadãos! Professora primária não ensina nada!
A praça pede mais administração e menos política, diz Fernandinha.  Administração da elite, reengenharia. Cada macaco no seu galho;
Mas que culpa tem a Educação se as suas vísceras, digo, entranhas é política?
Mas as Fernandas e as Patrícias só escrevem porque uma professora primária ensinou a elas as primeiras letras.

E isso é quase nada (?).


Fontes: Folha de São Paulo, 12/07/13

Nenhum comentário: