Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 23 de dezembro de 2012

Rupturas entre a Imagem e o Discurso



A coisificação do humano em um viés sensual e capitalista

A fragilidade das relações familiares e de papéis sociais está demonstrada em uma reportagem de revista Veja de Dezembro de 2012, p.72, onde conta a história de Irina e de Eva.
Dos 4 ao 12 anos de idade, a mãe fez a filha posar  nua, apenas com luvas e colares, mostrando as partes pudendas.
Posteriormente, quando a mãe perdeu a guarda da filha, esta foi morar em abrigos e depois foi adotada por Christian Loubotin, famoso criador de sapatos.
A declaração resumida da mãe, em face das acusações e dos dispositivos judiciários:
“Em outro tempo, em outra época, quando Eva nasceu, eu gostaria que ela fizesse parte das artes performáticas, porque eu também tinha vindo delas. Hoje isso é impossível”.
Situar a infância e seus atributos tem um aporte crítico quando se lê a obra de Phillipe Áries “ a invenção da infância”.
A infância é, antes de tudo, uma invenção humana? Mas como chamar esse período da vida onde as pessoas não tem autocontrole e nem discernimento sobre seus atos?São guiadas por adultos que tem interesses capitalistas sobre o corpo e as mentes desses infantis?
Há um filme chamado “My little princess”s onde Eva conta sua história.
Hoje, atriz e diretora de cinema, produz dinheiro a partir da divulgação da sua própria trajetória e odeia Irina.
O que faz, então? Uma auto-exploração de si mesma, da sua imagem do que a mãe fez dela? Sobre esse prisma, como pode ter moral para criticar a mãe?
Uma história para se refletir sobre papéis sociais e moralidade dos sujeitos.
Transpondo tal situação para a vida real o que se vê são lolitas em miniatura, de saiais e vestidos curtos, com estojos de maquiagem em suas mochilas escolares.
O comportamento das crianças contemporâneas não admite brincadeiras cândidas como as folclóricas e as tradicionais, pois as crianças dizem que são chatas e coisas para bebezinhos.
Querem falar de coisas que até pouco tempo atrás seriam destinadas aos adultos e proibidas para menores.
Algumas  mães se esmeram em produzir penteados, comprar roupas “da moda” para suas filhas e geralmente, para algumas meninas, o período da escola é apenas para se instruírem minimamente e o Ensino médio para muitas é um curso “espera marido”.
Não se minimiza a postura de Irina em sacrificar sua filha no altar da sensualidade e da perversão sexual.
Mas é necessário refletir e deixar claro as delimitações entre o público e o privado, controle sobre as manifestações sexuais e sensuais, equilíbrio e apego as normas do Processo civilizatório.
 Em tempos de pedófilos,  é importante  que se mantenha na memória os papéis sociais e as fases da vida, reservando para cada uma delas o que lhe é normatizado.













Nenhum comentário: