Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Violência simbólica nas escolas e linchamento moral


Violência simbólica nas Escolas e linchamento moral


Dirceu, do Mensalão,  alegou que se sentiu linchado moralmente  pelas pessoas que o condenaram.
Segundo o que se noticia dele, fez juz a esse linchamento moral.
Mas vejo nessa sociedade decadente outros tipos de linchamento moral que acontecem todos os dias com pessoas que não tem a mesma importância de Dirceu e que precisam superar para continuar sobrevivendo.
A violência simbólica nas escolas ocorre com o uso do controle aversivo ou do narcisismo das pequenas diferenças, um conceito de Freud.
Tal linchamento ou prática de bulliyng, ocorre com pessoas que tem um determinado poder de mando, mas que estão ali não por mérito ou competência, mas porque é um cargo de confiança e conseguiu obter através de contatos com pessoas influentes via adulação ou pequenos favores.
Um ambiente opressivo, onde a vaidade é a pedra de toque para motivar comportamentos originados da violência simbólica ou expressiva.
As pessoas desse perfil são destrutivas e perigosas. Para elas mesmas e para as pessoas que convivem com ela. Alimentam-se de ódio e da capacidade ou facilidade que tem para destruir ou corromper.
Ocupam cargos de chefia e tem um alto poder manipulador, baseado nos atalhos que fizeram para chegar lá, envoltos na atmosfera do poder de ter e não do  ser uma pessoa capaz.
 Ter prestígio obtido pelo nome ou por ligações com gente que tem poder social.
São pessoas que preocupam, pois onde vai chegar o limite da sua maldade, da capacidade de fazer mal? São vampiros morais.
Para quem acredita no mundo espiritual, tais pessoas são agentes da maldade, organizadas por uma inteligência superior que visam a morte, a destruição e o ódio.
E nesse ambiente, as crianças vão sendo moldadas, recebendo influências da maldade ou da bondade, de acordo com o que se adapta ao seu coração.
 O poder, como constitutivo desse fenômeno social, é uma faca de dois gumes: dê poder a uma pessoa dessas e arruinará gerações.



 O oposto dessa maldade toda é o Amor. Precisamos acreditar que o amor possa vencer o ódio, as armações, a mentira, a hipocrisia.
Devemos nos armar da Armadura do Espírito e orar segundo Efésios.

Efésios 6:13-17 A Armadura de Deus

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estais, pois, firmes tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz, tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus."




Nenhum comentário: