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segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Desenvolvimento moral por Lawrence Kohlberg

Desenvolvimento moral por Lawrence Kholberg




Lawrence Khloberg, buscando referentes em Piaget, escreveu uma importante obra sobre o desenvolvimento moral da criança;

Tal obra se coaduna com o desenvolvimento moral do escolar.

Se pensarmos a educação sob essa ótica, muito temos a  avançar.

Segundo o autor, todos os seres humanos tem a capacidade de chegar a moralidade pós convencional.

Para isso, vou resumir brevemente a teoria do renomado autor:

Nível 1: Pré convencional: “Como eu posso evitar a punição?”

Essas pessoas que operam no nível pré convencional são heterônomas, resvalando as vezes para um comportamento anômico (de anomia, ausência total de regras) e depois se questionam sobre como vão evitar a punição vinda de seus atos que contrariaram os valores vigentes como normas naquela relação.

Outra subdivisão nesse estágio é o hedonismo instrumental: “O que eu ganho com isso?”.

Esse questionamento é para buscar mentalmente alguma recompensa que se terá ao obedecer a regra estabelecida.

È um estágio em que as pessoas buscam a obediência das regras para granjear benesses e ter garantido o seu prazer.



Nível 2:

O Nível 2 é o convencional, do bom moço ou boa moça.Obedece as regras porque se orienta pelo acordo pessoal e de conformidade.Orienta-se pela moralidade da lei e da ordem.



Nível 3:

O Nível 3 é o Pós Convencional, atende pelos princípios éticos universais.Sua orientação é o contrato social.São pessoas que abrem mão de certos interesses para manutenção da ordem social, para que a autoridade de um governante ou outros se sobressaía.



Os níveis de moralidade distribuídos em grupo sociais







O nível 1 e próprio de crianças , mas alguns adultos se orientam por esse nível de argumentação.

O juízo da moralidade se baseia em pensar as conseqüências diretas dos próprios atos.

Pessoas assim são egocêntricas.

Não internalizaram convencionalmente o certo ou errado, mas seu foco são as conseqüências externas que certas ações possam ter.

Referente aos estágios do nível 1, a criança obedece a regra para evitar a punição ou o castigo.

A ação é errada, do ponto de vista infantil, porque desencadeia a punição.

Quanto maior a punição, pior o ato.

Existe um tratamento diferenciado para pessoas adultas que ocupam posições de prestígio, ainda que transgrida as regras e que mereça ser punida pelas conseqüências nefastas dos seus atos.

No outro estágio estão as pessoas que promovem trocas, permitindo que as sanções sejam evitadas, pois houve uma troca de favores.

Essa troca de favores continua até que seja conveniente para a parte que opera nesse nível.

Quando ocorre a descentração, essa é mínima. O seu ponto de vista abrange os outros, desde que isso o favoreça.

O respeito pelos outros não está centrado na preocupação pelo outro, mas sim pelo principio de que “uma mão lava a outra”.

Todas as ações empreendidas são para garantir o bem estar e o interesse do próprio indivíduo.

Em se falando de construção de Identidade nacional, esse comportamento traduz o comportamento de alguns políticos que estão bem familiarizados com os descritores desse nível.

Os políticos efetuam trocas de favores e na corrupção vigente, regadas a muito dinheiro. Seus interesses estão centrados neles mesmos e não consideram a figura do desfavorecido economicamente, a não ser que seja época de eleição.



Pessoas que agem pelo Nível 2



Adolescentes e adultos agem pelo nível convencional. A sua moralidade está relacionada com as expectativas da sociedade e com as visões do mundo.

A obediência as regras não considera os fatores de normas para os construtos de ordem e organização.

Sua rigidez moral o orienta a obedecer, e não a questionar a validade e a legitimidade da regra.

Quando não obedecem a esses postulados, seu comportamento resvala para a anomia.



Pessoas que agem internalizando o nível 3

A “regra de ouro” é uma expressão chave para quem está nesse nível.È a ética da causa conseqüência. Sua orientação é agir de forma colaborativa para que as regras sejam obedecidas na manutenção de papéis sociais.





Pessoas do nível 4 e as suas motivações




A pessoa age na base da obediência as autoridades e ordem social. Seu objetivo é o de obedecer estritamente as regras sociais para manter o bem estar social do grupo e da sociedade.

A obrigatoriedade da manutenção da regra é o seu norte. Sua argumentação moral está além do estágio 3:a necessidade da aprovação individual.

A sociedade deve aprender a transcender as necessidades individuais.

Há a possibilidade de uma pessoa transgredir a regra, mas é necessário que as regras sejam respeitadas.

A maioria das pessoas se mantém no estágio quatro, onde a moralidade é predominantemente externa.

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