Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

terça-feira, 6 de julho de 2010

A morte de Deus

A morte (?)de Deus




Nietzsche é um escritor pós cristão, como alguns afirmam. Ele que teve a coragem necessária para continuar a registrar e explicar o mundo depois do banimento da idéia de Deus.

Segundo um conceito bíblico, é a presença do anticristo no mundo;

Prescindir da idéia de Deus é uma possibilidade de desvencilhar da ideologia judaico cristã e abrir mão da fé , respirando um ar puro das idéias da condenação, do erro, do pecado, do sentimento de culpa;

Não é mais necessário se agarrar aos ditames do faça isso ou faça aquilo.

Viver sem o eterno medo da condenação, livres da culpa, do medo. Livres.

Ao olhar a vida humana, despida da promessa de ressurreição em Jesus Cristo, loge de uma ética espiritualizada, vejo um animal racional as voltas com seus mitos e lendas.

Fazendo suas reconstruções, tecendo a teia da vida, na tentativa de explicar e dar sentido as suas concepções de mundo e de homem.

Se apegando ao real, ou aquilo que seus sentidos e sentimentos captam como real.

Vejo-o entretecido com os produtos que a sua mente cria, inventando e reinventado mundos mitos e fatos; Eros, Thanatus, amor ódio, morte, nascimento.

Vejo a mim mesma me agarrando a minha fé e rejeitando a idéia de extirpar a fé em Jesus e na sua salvação.

Seria um alívio me libertar da idéia de Deus?

Ao fazer isso, liberto-me da obrigação de receber seus emissários, com a cantilena ensaiada que não resiste a um embate teórico mais aprofundado.

Libero em mim o grito selvagem da sobrevivência.

Para obras fundamentadas em valores morais bons, recebo a educação que me dá as construções da base moral e social, em valores, fazer o que é certo, o que é útil, o que é correto.

A força estranha

Dentro de um contexto humano, aonde chegam as minhas limitações e o desejo de agradar a minha carne, está a presunção de abdicar da idéia de Deus;

A fé cega e a faca amolada é o contexto de Deus ocidental que tudo vigia, tudo controla e tudo pune;

Mas a essência do que é Deus, dentro de um contexto espiritualizado é mais do que isso.

È uma força que vem, inexplicavelmente e não é um produto do meu corpo, pois é uma energia poderosa e indescritível que não depende de mim para existir.

Não sei a sua origem e os meus sentidos são limitados para compreender essa força que é Deus, como criador e doador da Vida;

O referido autor, que proclamou a morte de Deus, acabou morrendo pela loucura da sua carne e a impossibilidade de seus afetos destinados a uma só mulher.

E a cada dia, o milagre da vida continua, e toda a vida ressurge e renasce e sempre há um novo amanhecer.

Nietzsche morreu.

Deus continua vivo no coração e na alma do que crê.

Nenhum comentário: