Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Paixão por chocolate

PAIXÃO POR CHOCOLATE




Hoje, eu comprei um chocolate Prestígio. Na verdade, eu queria levar uns vinte chocolates. È numa lojinha que vende doces a preço de fábrica . Todos os dias, os proprietários me cumprimentam. Já gastei uma grana legal lá, comprando chocolates. Ainda bem que não sou adolescente. O meu rosto iria ficar cheio de espinhas.

Depois de todos os assuntos pesados da semana, como pedofilia na igreja Católica falar de coisas tolas e boas faz bem.

Ultimamente, eu ando muito melosa. Deve ser o efeito chocolate. Eu quero terminar de escrever o meu livro, “Espelhos”. Fui reler o livro e me espantei com a quantidade de dramas que existe nele em 14 capítulos. Novela da Globo perde.

Surpreendi-me com a capacidade de escrever coisas cruéis e tocantes, mas atualmente eu quero falar de coisas amenas.

Esse é o efeito Chalita.

O Chalita é árabe. Ou descendente de. Os ascendentes de Chalita tratam muito mal as suas mulheres. Como escravas. Talvez seja por isso que o referido professor, vereador e amigo do Padre Fábio de Mello, contou em sua palestra a história de uma escrava que perdeu o seu filho, num conto de Machado de Assis, “Pai contra mãe”.

Aí ele falou que a escrava perdeu o filho, e quando o feitor voltou a farmácia buscar a criança que tinha deixado para ir capturar a escrava, o final ele deixaria para a gente terminar de ler o livro. Que isso ele aprendeu com uma professora.

Então eu imaginei que o final seria o feitor também perder o seu filho, mas nada disso. O feitor recuperou o seu filho e ainda ficou muito rico. Enquanto a escrava perdeu o seu filho numa hemorragia violenta e virou escrava de novo. Fiquei com uma baita raiva.

Dor no meio de uma atmosfera de acolhimento e amor.Dor feminina.

Estava lendo o livro “Educar em amor” e o livro “Cartas entre amigos”e me questionei se um doutor em semiótica e filósofo tem a capacidade de tratar de assuntos como o amor e romantismo, e se realmente ele acredita nisso ou se é só para encher lingüiça e encantar a muguegada.

Homens! Bah!

Falando em homens, tem um cronista na Folha de São Paulo que deve estar com encosto. Só fala de coisas ruins, faltando apregoar o nazismo latente na natureza humana.

Mas no fundo, todos nós somos comida de verme. E isso eu encontro na Fábula de Monteiro Lobato, “O gato vaidoso”.

Voltarei ao chocolate, quero ser criança esperando um dia encontrar uma casa de doces como na história de João e Maria;

Mas no lugar da bruxa má, uma diretora de escola boazinha ou uma fada que me realize três desejos: chocolate, livros e flores.

Hoje eu estou falando pelos cotovelos e só coisas tolas. Regredi a infância.

E por falar em paixão, eu tenho a mania de dizer que sou apaixonada por tudo ou quase tudo e as pessoas me interpretam mal.

Sou apaixonada por chocolates, xícaras de chá, miojo, poesias, teatro , banhos quentes, óleo de avelã da Natura, sabonete de chocolate da Racco, o time de futebol Santos, as crianças do meu Brasil varonil, roupas brancas, livros , telefone, orações, Internet e muitas outras cositas mas.

Sou apaixonada pelos meus filhos, o Arthur, meu bebê.

E encerro com uma citação de Rousseau, embora eu não acredito muito nessa história romântica de homem como um ser bom.
(qual é o sentido dessa postagem?Será que é hora do chá do Chapeleiro maluco?)
Acho que se eu não me cuidar, eu vou ser o próximo almoço de um canibal ou uma canibal da Educação:

“Viver é o ofício que eu quero lhe ensinar, saindo das minhas mãos; Ele não será, portanto, nem soldado, nem magistrado, nem juiz, nem padre. Ele será, primeiramente, um homem.”

Homens, homens, bah e bah!

Quero chocolate!

Nenhum comentário: