Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 7 de março de 2010

Vou plantar uma escola em todo lugar


Desejo de plantar uma escola em todo lugar, foi a fala  da Sra. Ilustríssima Secretária da Educação de Assis, certo dia.O Projeto Beija Flor, que mostra a preocupação com os mais carentes e com os portadores de características diferentes, sejam os valores e as atitudes ou a super dotação.
Dizem que há interesses políticos em tudo isso, e é bom que assim seja pois a educação é essencialmente política.
Não há nada contra querer ter participação política principalmente se for para beneficiar os desfavorecidos ou se tem a vontade própria de ser mais e melhor.Como diria John  Dewey, a alma tem a potência de milhares de cavalos.
Caminhando para a escola, no tempo em que eu passei brevemente pela Biblioteca, conheci um ex aluno que estava no projeto Beija Flor.
Seu semblante triste mostrava a saudade que tinha em voltar para a escola que frequentava antes.
Refleti muito em  tudo aquilo e depois a experiência de sala de aula me mostra que crianças que tem algum desvio de comportamento precisam de lugares diferentes, onde possam sobretudo trabalhar com artes e artesanato.
Ficar sentado cinco horas dentro de uma sala de aula, por melhor que seja a educação dada, não é suficiente para elas que ou tem alma de artista ou  que a vida já direcionou de uma forma que não é a correta.
Admirei me da sabedoria  e da inteligência em criar um espaço para essas almas, não as excluindo e sim incluindo de um jeito novo.
É como plantar uma escola em todo lugar e plantar uma alma nova na educação, deixando as pessoas a vontade para que aprendam com seus próprios erros.
Isso me motiva no sentido de que apesar da injustiça cometida contra mim  pelo Senhor Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Paulo Renato de Souza, ainda há a fibra dessa mulher que me leva a crer na Educação mais uma vez.
Muito grata a você.



Nenhum comentário: