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terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sobre a leitura de Michael Foucalt “A Microfísica do Poder”

Profª Suzana Menin abordava a questão dos valores universais em sua importância e cooperação para uma sociedade justa e igualitária, construção teórica e divulgada por Piaget.

Algo como um mundo habitado por pessoas que tem um estágio 5 e 6 dos estágios de Kholberg.

Ao retomar as leituras de Foucalt, entro de novo em contato com outro tipo de valores universais.

Partindo do inconsciente coletivo, e chapinhando nas próprias mazelas sociais, a importância de ser porta voz da consciência de todos.

Como diz o autor, um porta voz com a legitimação de sua posição, pois segundo Foucalt, o proletariado, pela sua posição histórica é portador dessa vertente. Apenas não tem consciência de si como portador, já que está obscurecido pela alienação da ideologia reinante, e esse conceito é uma construção minha, a partir do apreendido pela leitura do filósofo.

“O intelectual seria a figura clara e individual de uma universalidade da qual o

proletariado seria a forma obscura e coletiva... (p. 08)

Como é um processo tremendamente poderoso, as forças da sociedade capitalista enquadram o intelectual, seja ele específico, seja ele universal, em stands onde pode desempenhar a sua função sem abalar os mecanismos de poder.

O intelectual específico é aquele que presta serviço a um determinado grupo de indivíduos trabalhando em qualquer repartição pública.

O intelectual universal é aquele que se propõe a fazer pesquisa, divulgar e entender o conhecimento científicoE na crítica da crítica, vejo Foucalt pedindo desculpas para o sistema através da leitura tresloucada que registrou em “Vigiar e Punir”.

Isso ele faz de uma forma inconsciente e não perceptível para si e para um desavisado.

No mais, é uma tristeza ver intelectuais, como Luís Felipe Ponde, com um alto poder de síntese e antítese escrevendo num suplemento de jornal e ao invés de atacar as bases do sistema que demoniza a família das crianças indefesas que morrem em porta malas de carro por asfixia, criticar um filme infanto-juvenil, um besteirol.

Não é o sistema que demoniza essas pessoas, essas pessoas que se demonizam, pois através da corrida para o deus dinheiro “esquecem” suas crias dentro do veículo.

Porque estamos matando as nossas crianças? Talvez para ter um minuto de fama, aparecer na mídia. ganhar mais dinheiro, e aonde isso pode nos levar?

Eu vejo uma sociedade doente, e vejo os pensadores serem impedidos de falar, para manter as estruturas de poder funcionando.

Professores e professoras se aliarem a perversidade de um sistema que exclui, segrega, vigia e pune, para manter o emprego.

E não posso concordar com Foucalt quando diz que o proletariado não percebe seu papel e sua importância histórica.

Certa vez, Bruno, um garoto de oito anos, se referiu a minha tentativa lúdica de conquistá-lo para manter a ordem na classe, que ele perturbava com sua indisciplina:

“Palmas para o palhaço, que faz de tudo para não perder o emprego”...









On the reading of Michael Foucault "The Microphysics of Power"





Prof. Suzana Menin addressed the question of universal values in its importance and cooperation to a just and egalitarian society, theoretical construction and disclosed by Piaget.

Something like a world inhabited by people who have a stage 5 and 6 of the stages of Kholberg.

By incorporating the readings of Foucault, I get back in touch with another type of universal values.

Based on the collective unconscious, and splashing in their own social ills, the importance of being a spokesman of the conscience of all.

As the author, a spokesman with the legitimacy of his position because, according to Foucault, the proletariat, by its historical position is the bearer of this case. Not only is aware of itself as a carrier, since it is obscured by the sale of the ruling ideology, and this concept is building a mine, as perceived by the reading of the philosopher.

"The intellectual figure would be clear and independent of a totality of which the

proletariat would be the dark and collective ... (p. 08)

How is a process tremendously powerful forces of capitalist society frame the intellectual, he is specific, it is universal, in stands where you can make your function without disrupting the mechanisms of power.

The specific intellectual is one who provides service to a particular group of individuals working in any government office.

The universal intellectual is one who intends to do research, understand and disseminate scientific knowledge.

This would be my reading poor continuity of thought of Foucault in a particular perspective.

And the criticism of criticism, see Foucault apology to the system through the reading recorded in the zany "Discipline and Punish."

This he does in an unconscious and not noticeable to you and an unaware.

In all, it's sad to see intellectuals like Luis Felipe Ponde, with a high power of synthesis and antithesis writing a newspaper supplement and instead of attacking the foundations of the system that demonizes the family of helpless children who die in trunk of car by asphyxia, criticize a film for children and youth, a besteirol.

It is the system that demonizes these people, these people who demonize, because through the race to the god of money "forget" their young inside the vehicle.

Because we are killing our children? Maybe to take a minute of fame, appearing in the media. earn more money, and where this can take us?

I see a sick society, and I thinkers are unable to speak, to keep the structures of power running.

And teachers to join with the perversity of a system that excludes, segregates, watch and punish, to keep the job.

And I can not agree with Foucault's view that the proletariat does not see its role and its historical importance.

Once Bruno, a boy of eight years, he referred to my playful attempt to win him to keep order in class, he upset with his lack of discipline:

"Cheers for the clown, who does everything to keep their jobs" ...




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