Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

sábado, 17 de outubro de 2009

A crisálida e a Proboleta


REVISTA NOVA ESCOLA

Ao receber minha revista hoje, que por engano foi parar na casa do vizinho, eu comecei a pensar como é importante ter um veículo como essa revista para ter um direcionamento do que faço na sala de aula.
Os conteúdos que eu aproveito dessa revista são devidamente adequados a realidade da clientela da escola, mas é uma coisa que dá muito certo.
Conheci no ano passado, uma Diretora de Escola que utilizou a Nova Escola para um planejamento na Escola.
Achei muito importante e positivo o bom uso da Revista. Depois ela arrumou algumas revistas em uma prateleira suspensa na sala dos Professores.
Vejo em algumas páginas conteúdos ou palavras de caráter ideológico e talvez a Revista não passasse em uma análise crítica como uma publicação de viés democrático e equalizador.
Mas não posso ficar procurando cabelo em ovo. Devo admitir que estar ao lado dos desfavorecidos e dos excluídos e procurar ajudá-los por uma questão de humanidade e de ética profissional, não é desejar permanecer numa classe social excluída.
Entendo que muito do preconceito que em contra mim, (e já estou me perguntando se ele existe ou é uma projeção da minha auto estima defasada) vem do fato de ser de origem pobre.
Li não sei aonde que a maioria dos professores vem de origem pobre.
Entrevejo a lagarta se transformando em borboleta. A aluna pobre se transformando na professora pobre que quer ser reconhecida como tal e quer mudar de vida através da vivência na Educação.
Então já não existe mais a aluna pobre, que se transformou em professora, mas nem professora rica no sentido material da palavra.
Existe a Professora rica que quer enriquecer a cultura do país, formando e informando de uma maneira certa.
Da riqueza que há na Educação. E eu posso duramente criticada e afrontada por alguns, ousar ser mais e melhor.
A Revista Nova Escola tem uma grande contribuição nessa transmudação da lagarta na borboleta.
Do piruá em milho de pipoca.
Eu não sou professora picareta, eu sou professora borboleta.
A borboleta que tem sua fragilidade mas acredita na beleza da Educação e em dias melhores.

Nenhum comentário: