Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 9 de agosto de 2009

Um pouco das origens do Curso de magistério


Em escolas femininas, houve uma relação com as práticas administrativas e os processos iniciais para o magistério de primeiras letras.
Existiram também rupturas e alterações no perfil da oferta de profissionais de ensino.
Inicialmente os cursos de formação para o magistério eram ofertados apenas as órfãs da Escola normal, com o objetivo de oferecer uma profissionalização para tais mulheres de forma assistencial.
Os cursos de formação foram reconstituídos e passaram a ser oferecidos em várias instituições e locais no Estado.
Essas instituições se tornaram independentes da Diretoria o que não era o caso das Escolas normais destinadas a órfãs.
Isso ocorreu porque esse segundo segmento que se ocupou do magistério feminino oferecia esse Curso para as mulheres da camada privilegiada da população.
Por causa disso, como vejo em algumas obras que se destinam aos estudos antropológicos do ofício docente, percebo que as mulheres do substrato desfavorecido da sociedade são recebidas e tratadas com mais preconceito e rejeição do que usualmente ocorre com as mulheres de classe média alta e de pele branca.
A origem dos cursos de formação para professores é humilde, assim como em determinada época, os pedagogos eram os escravos.
Mas a História sempre é vivenciada de uma forma diferente pelas gerações e a valorização das profissões ou de outras coisas se processa de acordo com o que as comunidades elegem como digno de valorização ou de desvalorização.

Nenhum comentário: