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quinta-feira, 30 de julho de 2009

O uso do cinema no estudo de História


O USO DO CINEMA PARA A APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA



Como o professor utiliza o cinema como fonte histórica e documental dos acontecimentos épicos na relação ensino-aprendizagem?
Quais são as formas positivas e negativas do uso dos filmes na educação das pessoas?
No Curso ofertado pela Secretaria de Educação de Assis, com o Profº Paulo Constantino, um aproveitamento válido foi perceber que os valores ideológicos presentes em cada filme, podem causar aprovação ou discordância dos docentes quando assistem a tais filmes.
Não existiu, contudo, manifestações de uma visão ou uma linguagem crítica por parte dos docentes da minha turma quanto a filmes com mensagens fortes e inquietadoras como “Laranja Mecânica”;
O professor comentava o script antes de cada filme que iria passar e tentava nos dar fundamentos teóricos e críticos para fazer, como disse ele “um aprofundamento da nossa visão de mundo” baseado nos filmes que escolheu;
Talvez não tenha sido feliz na escolha dos filmes;
Lamentei não ter tido embates e palestras; Penso que se o professor não é dotado de um espírito crítico, se é “vaquinha de presépio”, dificilmente haverá a quebra de paradigmas tão necessária na Educação e para a Educação;
Alguns filmes no cinema podem ser utilizados como arma de inculcação e propaganda ideológica, induzindo em alguns espectadores de forma aberta valores ideológicos e obsoletos.
Existe um filme atualíssimo, motivo de crítica jornalística (positiva) que versa sobre um pai que acreditou que seu filho poderia prescindir de escolarização formal, bastando para isso assistir alguns filmes.
Dos filmes que assisti na Universidade “O Nome da Rosa” aumentou o meu ceticismo em relação a práticas religiosas de toda espécie, desmistificando o ethos religioso tão fundamentado dentro de mim.
Inevitavelmente, foi chocante essa descoberta. Posteriormente, entretanto, esse desencantamento de dogmas não me incomodou mais. Careceu de maturidade que depois adquiri;
Filmes, de outra forma, podem ser documentos históricos importantes para que o docente explique ou mostre como seria a realidade aproximada daquela época histórica que está sendo estudada.
Esse procedimento é precioso para o educando, haja visto que para fazer um mergulho temporal em épocas passadas é necessário um desprendimento muito grande.
Não é raro escutar na sala de aula que o estudo de História não é necessário, tendo em conta que foi uma época passada, com outros valores que não voltarão.
“Es, pues, necessário aprender a ver essa arte de forma reflexiva y crítica;Usarlo de manera distanciada para que sus mensajens morales e ideologicos puedam ser objetivados” ( El cine em La clase de Historia, COMUNICAR, Teleduc, Assis);

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