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domingo, 22 de fevereiro de 2009


PRÁTICAS DE GESTÃO E
FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
FLÁVIA OBINO CORRÊA WERLE
Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – São Leopoldo/RS
flaviaw@unisinos.br
RESUMO
A feminização é discutida na perspectiva de práticas administrativas, relacionadas com os
processos de formação de professoras e desenvolvidas em escolas femininas a partir de
1900, no Rio Grande do Sul. Situam-se processos iniciais de formação para o magistério de
primeiras letras, destacando rupturas e alterações no perfil da demanda. Conclui-se que, do
atendimento a órfãs, que ocorria na Escola Normal articulada à Diretoria de Instrução Pública
e cuja profissionalização estava vinculada a práticas assistenciais, os cursos de formação de
professoras foram reconstituídos e passaram a ser ofertados em várias instituições e locais no
estado. Essas instituições, assumindo a formação de professoras de primeiras letras, tornaram-
se independentes da diretoria, vindo a constituir espaço de influência da iniciativa feminina
na oferta de cursos para mulheres de camadas privilegiadas da população.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO – PROFESSORA – MULHER – ADMINISTRAÇÃO DA
EDUCAÇÃO
ABSTRACT
FEMINIZATION OF TEACHING. Feminization is discussed in the perspective of the
administrative practices, related to the processes of female teacher education, developed in
women’s schools, since 1900, in the Federal State of Rio Grande do Sul. We situate initial
processes of formation for teaching os first letters, stressing ruptures and alterations in the
profile of the demand. We conclude that the care for orphans, whose professionalization was
linked with assistential practices, a fact that occurred at the Normal School, articulated with
the power structure of the Direction of Public Instruction. The courses of female teacher
education were reconstituted, starting to be offered in various institutions and locations in the
State, which, assuming the formation of teachers of first letters, became independent from
the Directory, being spaces of influence of the female initiative in the offering of courses for
women of the privileged strata of the population.
HISTORY OF EDUCATION – WOMEN TEACHERS – WOMEN – EDUCATIONAL

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