Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 31 de julho de 2011

De perto...ninguém é normal????


A Esquizofrenia relacionada a insights religiosos



Minha mente curiosa me fez relacionar os insights de pseudos possessões acompanhadas de respectivos "exorcismos" das Igrejas "Evangélicas" a sintomas de Esquizofrenia paranóide.
A Esquizofrenia é retratada como uma desorganização dos processos mentais.
A citação da Wikipedia, a Enciclopédia livre, Esquizofrenia é retratada como:

"... A esquizofrenia (do grego σχιζοφρενία; σχίζειν, "dividir"; e φρήν, "phren", "phrenés", no antigo grego, parte do corpo identificada por fazer a ligação entre o corpo e a alma, literalmente significa "diafragma"[1]) é um transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente pelos seguintes sintomas: alterações do pensamento, alucinações (visuais, sinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade. Junto da paranoia (transtorno delirante persistente, na CID-10) e dos transtornos graves do humor (a antiga psicose maníaco-depressiva, hoje fragmentada na CID-10 em episódio maníaco, episódio depressivo grave etranstorno bipolar), as esquizofrenias compõem o grupo das Psicoses[2]
É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir diversos tipos de pessoas, sem exclusão de grupos ou classes sociais.
De acordo com algumas estatísticas, a esquizofrenia atinge 1% da população mundial,[3]manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, com proporção semelhante entrehomens e mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade."



Como de perto ninguém é normal,assim  diria Veloso, e como a Psicologia é uma Ciência que está engatinhando nos domínios da mente humana, cabe aqui ressaltar que as orientações espirituais diagnosticadas nesses templos, devem ser assessoradas por psicólogos, pois o que a Igreja entende como possessão demoníaca não é mais do que um caso de transtorno mental que deve ser acompanhado por especialistas na Área da Psicanálise , inclusive com medicamentos.


Se é um caso para ser tratado como desvio mental, o tratamento espiritual não vai resolver, inclusive porque, a Luz da Ciência, precisar o que é espiritual, carece de fundamentos científicos e provas concretas.


Tais questões entre o sagrado e o profano, remetem a Idade Média, lembrando tempos de caças a bruxas, e urge a intervenção do Estado.


Fonte: 


http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquizofrenia






Nenhum comentário: