Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Empréstimo do Blog Cult


nem te conto... fofocas e outras maledicências


Ah, essa palavrinha... Três sílabas com alto poder de contaminação. A FOFOCA é um vício desprezível, daqueles que merecia campanha do governo, com cartazes pelas cidades (Espalhe amor. Não fofoca!) ou grupos de terapia - bem do gênero Alcoólicos Anônimos ("há três dias eu não faço fofoca", diria o linguarudo sob forte aplauso dos ex-fofoqueiros). Enfim, quem é que não conhece um(a) fofoqueiro(a) ou já foi vítima dessa figura?



Pouca gente sabe, mas uma das explicações para essa abominável mania vem do verbo mexericar (falar mal de alguém) que por sua vez deriva de mexerica (a fruta mesmo), por causa do forte odor que deixa na mão. Ou seja, pedir segredo para um fofoqueiro é o mesmo que pedir para alguém disfarçar que comeu uma mexerica.



É como eu sempre digo, fofoca é coisa de gente desocupada, que exala baixa credibilidade (ou você iria desabafar justo no ombro de um fofoqueiro?). Afinal, gente inteligente e bem-resolvida conversa, dialoga, fala olhando no olho. Por isso, se você tem uma língua comprida, ainda dá tempo de se redimir e melhorar sua imagem. Se você é alvo da fofoca, fique tranqüilo, só pessoas que se destacam geralmente o são. Seja qual for o caso, aqui vão as dicas para você enfrentar essa gente linguaruda.



PARA DEIXAR DE SER FOFOQUEIRO







Fofoqueiro jamais é visto como pessoa confiável. Além do mais, fofoca está diretamente ligada à inveja, insegurança, sentimento de inferioridade e falta de equilíbrio emocional. E mais: Para criar uma fofoca é necessário tempo e energia. Portanto, gastá-los com assuntos de menor importância é o mesmo que perdê-los. Mude de vida já!



Nunca fale pelas costas. Se não puder falar para as pessoas envolvidas na história, simplesmente fique quieto.

Não ofereça um "ombro amigo" se você não poderá ajudar.

Quando necessário, confronte as pessoas frente a frente, mas em particular para não se expor.

Ocupe-se de assuntos que contribuam para o seu desenvolvimento.

Cuidado ao expressar opiniões e versões publicamente. Quem fala menos, ganha mais.

Lembre da "Lei do Retorno", mais conhecida como "tudo o que vem tem volta". Se você fala da vida alheia, outros falarão da sua.

Não julgue precipitadamente as pessoas. Saiba que toda história tem duas ou mais versões.

Dizer uma inverdade sobre alguém é mentira e, em alguns casos, pode ser até crime. Se houver difamação (uma acusação falsa ofendendo a reputação ou o crédito de alguém), calúnia (acusar alguém de um crime que ela não cometeu) ou ainda uma injúria (quando é uma ofensa moral e causa dano à dignidade da pessoa ofendida) o fofoqueiro estará cometendo um crime contra a honra, sujeito à punição pelo Código Penal Brasileiro.



SE VOCÊ CONVIVE COM UM FOFOQUEIRO



Não dê ouvido a fofoqueiros. Afinal, ouvinte é cúmplice! Se chegarem perto com: "Você não vai acreditar no que eu fiquei sabendo da fulana", simplesmente responda: "Não vou mesmo e nem quero". E mude o assunto imediatamente. Caso não consiga, questione sobre a veracidade dos fatos e se a pessoa já disse aquilo para a envolvida, pois ela é maior interessada no assunto e não você.



SE VOCÊ É ALVO DAS FOFOCAS



Deletar o orkut e seu blog pessoal já ajuda. Evite deixar informações pessoais muito disponíveis para fazer da sua vida um prato cheio para gente maldosa.

Não tenha um amigo fofoqueiro. Como sempre disse minha mãe: "Quem fala mal dos outros para você, certamente de você fala para os outros".

Mantenha seu controle emocional, especialmente no trabalho. Irritações e chiliques podem levar a desdobramentos comprometedores.

Se disserem que estão falando mal de você, não dê ouvido. Só assim você neutraliza a fofoca. Siga em frente de cabeça erguida.

Mantenha um bom relacionamento com seus colegas, mas evite expor demais sua vida privada. Repita sempre: Eu não estou no programa "Fala que eu te escuto".

Quando alguém lhe contar o que disseram a respeito de fulano, não faça comentários. Eles sempre são passadospara frente. Aliás, mude de assunto e fale sobre novela, um tema bem alto nível para a estirpe dos fofoqueiros.

Não se preocupe em desmentir a fofoca. Quanto mais falar do assunto, mais o alimentará.

Não mande recado. Converse diretamente com a pessoa que espalhou os boatos a seu respeito. Tenha uma conversa elegante e tente esclarecer o caso. Esse choque da verdade costuma assustar os mentirosos.

Por fim, não deixe de brilhar só porque tem gente invejosa ao seu redor. Mantenha as orelhas besuntadas de pomada para queimadura e vá em frente! Boa sorte!



Janaína Depiné é jornalista e diretora

da Lead Comunicação.

Nenhum comentário: