Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

American Life



Nesse dia que antecede o Natal, minhas memórias estão vivificadas. Lembro-me com clareza o dia em que eu folheei a revista Seleções do Reader´s a primeira vez.Senti com clareza que havia um outro tipo de vida, mais alegre e prospéro.
Pessoas de pele branca, com olhos claros, mas na mesma revista, tinha a história de um indiano, diferente daquelas pessoas. Para minha mente de criança, tanta informação não poderia ser processada.
Mas acabou que eu depois ouvi falar de um Tio Sam, que para mim, era como Papai Noel ou Jesus.
Hoje, acabei de ler um conto da seleção de livros da Revista Seleções, "Azar ou contatempo" de um autor muito bom, Lee Child.
A revista tem hoje uma outra dimensão para mim. Já não sou criança e conheci um pouco da realidade.Mas a admiração pelas pessoas americanas continua, pois são de uma inteligência refinada  e o estilo de vida deles é diferente, seus valores são outros.
Quanto a Papai Noel, eu nunca gostei dele.Pois as crianças pobres ficam esperando um presente que nunca vem.
Esses valores numa noite de Natal se misturam a sensação de que o verdadeiro sentido de Natal é Jesus Cristo.
E a mensagem do calvário é para todos os povos. Se resume em uma palavra que encerra um sentimento difícl de ser praticado: Amor.
E o amor não combina muito com o capitalismo.
Ainda são coisas muito difíceis de serem processadas e assimiladas.

Um comentário:

s.rodrigues disse...

Gostei do tom geral, mas discordo da sua avaliação dos americanos. Eles são como eternas crianças, com tudo que define uma criança: sempre esperam finais felizes, sempre acreditam que o bem vence no final e que quem não é igual a eles não merece o eterno natal.