Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Projeto de Informática






OPINIÃO DE UM EDUCADOR

No Jornal Voz da Terra de hoje, dia 16/09 saiu a opinião do ex-secretário da educação, Profº Rubens Cruz, sobre a Educação no nível estadual e municipal.
O Professor falou sobre a defasagem salarial do professor assisense, sobre a impossibilidade de efetivar-se um Plano de Carreira no Magistério, pois a cúpula do poder administrativo rejeita a idéia.
Não faria mal valorizar o professor através de um salário mais atrativo e de um Plano de Carreira.
Apóio o bônus por mérito, implantado pela Secretaria Estadual de Educação, baseado na freqüência e no comprometimento do docente.
Apreciei muito também a idéia da Bolsa de Mestrado e Doutorado ofertado pela Secretaria da Educação. São iniciativas como essa que fazem a educação caminhar com mais acerto.
A APEOESP critica o ideário do bônus. Eu creio que esse sistema é bom e justo.
O problema é que o bônus, da maneira como está sendo implantado é reservado para poucos, a minoria dos educadores.
Então o Sindicato critica essa postura exclusivista e elitista que sempre caracterizou a educação brasileira.
Voltando a matéria do Jornal local, acredito que quando o Professor recordou da implantação dos pólos de informática nas EMEIFS e nas EMEFS do município de Assis na sua gestão, ele acertou na sua fala.
Pois essa gestão da Secretaria da Educação de Assis parece não estar valorizando devidamente esse Projeto de Informática, implantado na gestão de Cruz.
Os computadores estão instalados nas escolas, mas a continuação das capacitações dos educadores na área de Informática está caminhando muito lentamente.
Eu considerava muito bonito o ideal da alfabetização digital, que era como se referia a esse Projeto de Informática nas escolas públicas.
Sem noção de Informática, a criança, mesmo com excelentes notas na escola não irá muito longe.
Resta saber, utilizando o senso crítico que ainda me resta, se essa lentidão no Projeto de Informática é apenas um descuido ou se tem razões políticas e administrativas para não avançar.
Entendo como mãe e como Professora, que descontada as devidas proporções, os secretários da educação devem continuar o trabalho do outro, e aperfeiçoá-lo.
Então essa minha garrafinha que foi jogada no mar na noite de hoje, pede a nossa querida Secretária da Educação que tenha um olhar carinhoso para o Projeto de Informática na Rede Municipal de Assis e aperfeiçoe o excelente trabalho de Cruz nessa área.

Nenhum comentário: