Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 13 de setembro de 2009

Pensadores contemporâneos













Artigo Fonte: Folha de São Paulo 13/09/09
Referências Bibliográficas: Wikipedia, a enciclopédia livre)
Kasimir Severinovitch Malevich, transliteração do cirílico Казимир Северинович Малевич (Kiev, 12 de fevereiro de 1878São Petersburgo, 15 de maio de 1935) foi um pintor abstrato soviético. Fez parte da vanguarda russa e foi o mentor do movimento conhecido como Suprematismo.
Kazimir Malevich nasceu perto de Kiev, Ucrânia. Seus pais, Seweryn e Ludwika Malewicz, eram poloneses étnicos e ele foi batizado na Igreja Católica Romana. O pai foi supervisor nas refinarias de açúcar, pelo que era obrigado a viajar constantemente.
Em Parjómovka, Kazimir completa os cinco anos de Escola de Agricultura; gosta do campo e aprende por si mesmo a pintar as paisagens e os camponeses que o rodeiam. Em Konotop dedica-se exclusivamente a pintar e produzir a sua primeira obra. Em meados dos anos noventa consegue ser admitido na Academia de Kiev.
Em 1904, após a morte de seu pai, Malevich mudou-se para Moscovo, onde estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitectura de 1904 a 1910 e no estúdio de Fedor Rerberg, em Moscovo (1904-1910). Foi um período de muitas descobertas para o jovem artista. Em Moscou, graças a coleções importantes de quadros franceses de S.I. Chtchukine e de I.A. Morozov, Malevich conheceu o impressionismo, o cubismo e o fovismo.




Nenhum comentário: