Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

domingo, 2 de agosto de 2009

Emergência do conceito de Gênero



A emergência do conceito de gênero e a profissão docente


Em 2004, foi formado um grupo de pesquisas chamado “Gênero e Identidade” coordenado pela Profª Drª Maria de Fátima Salum Moreira da UNESP de Presidente Prudente, do qual eu fazia parte.
Objetivou-se estudar a mulher professora em suas práticas e em sua realidade cotidiana.
Realizaram-se estudos em que foi visualizada a condição feminina impregnada por uma opressão e uma invisibilidade sócio histórica, que foi questionada com mais ênfase na década de 60, mais precisamente no ano de 1968.
Enfatizou-se nessas pesquisas textos de autoras como Guacira Louro onde percebeu-se que o “movimento feminista contemporâneo ressurgiu com mais expressividade, surgindo assim os estudos sobre a mulher.” (LOURO, Guacira, 2003).
Foi se constatado também que a apropriação do espaço escolar pelas mulheres se deu, entre outras razões, pelo deslocamento da força de trabalho masculina, depois da Revolução Industrial, vindo o magistério a ser feminizado;
Na prática docente, observou-se que as crianças têm “interiorizado um padrão típico de comportamento tendo dificuldade, pela própria pressão do grupo a transgredi-lo.” (GOMES, Vera Lúcia, Scielo, 2006).
Inferiu-se então, que as mulheres professoras terão dificuldades em romper com esses paradigmas às vezes preconceituosos do papel da mulher e do homem na sociedade, sendo elas mesmas vítimas de um sistema que as desfavorecem.
Problematizam-se essas questões nessa sociedade em transição onde cada vez mais mulheres chefiam famílias e os homens, antes, a força de trabalho principal tem que forçosamente, criar um novo espaço.

Nenhum comentário: