Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Prostituição e a adolescência



Essa semana, estarei analisando a tese de mestrado de uma enfermeira que fez mestrado e, enfermagem e saúde pública na USP de Ribeirão Preto.
Essa tese é um material muito rico para ser analisado e a partir desse estudo, construir bases para um conhecimento proveitoso.
Um conhecimento proveitoso é aquele que pode interferir na realidade dos sujeitos, libertando-os da alienação das massas e edificando-os na forma mais correta de vivências, ancorados em valores universais, sem falsos moralismos.
A tese em questão trata de estudos de casos de adolescentes envolvidas na prostiuição.

Objetivo da análise

Analisar uma tese cujo objeto de estudo é prostituição na adolescência implica em compreender e se informar melhor sobre os motivos pelos quais as adolescentes têm esse comportamento, (que sob a ótica da sociedade é incorreto).

Tem uma grande importância didática e literária, pois aproxima o entendimento da construção de uma tese, como é escrita, etc.

São fatores educativos, informativos e instrutivos que estão em jogo.


A Prostituição na adolescência, segundo a autora da Tese é “considerada como um agravo à saúde e uma forma de violência que interferem no pleno processo de crescimento e desenvolvimento das adolescentes”.

A autora tratou de três aspectos importantes: a ênfase no risco, a vulnerabilidade e a resiliência das jovens envolvidas nesse comportamento.

Esse foi o referencial teórico sobre o qual ela se baseou. As dimensões desse estudo são várias: as vertentes históricas, sociais, políticas e econômicas.

O foco do seu trabalho foi a promoção, prevenção, tratamento e recuperação das adolescentes que estão se prostituindo como um enfoque para o tratamento da saúde.

Duas palavras despertam a minha atenção: prevenção e tratamento.

Prevenir para não remediar, como diz aquele ditado popular..

Nenhum comentário: