PARÂMETROS QUE FORAM UTILIZADOS PELA AUTORA
- desenvolver valores éticos para a compreensão
de direitos e deveres em relação à vida saudável e à
cidadania;
- socializar as informações relacionadas à
promoção e à manutenção da saúde;
- desenvolver a capacidade de observar,
comparar e refletir sobre a realidade e de detectar situações
estruturais que interferem na saúde individual e da
população;
- desenvolver a capacidade de analisar
criticamente os projetos locais, regionais e/ou nacionais de
promoção e proteção à saúde;
- estimular a participação nos processos de
reivindicação por melhor qualidade de vida e de
transformação social;
- estimular a vivência de práticas compatíveis
com a promoção e manutenção da saúde individual e
coletiva (Silveira, 1996, p.12).
Ao analisar os parâmetros pelos quais a autora construiu sua tese, percebi bem forte a orientação e a construção de uma ética ligada ao conceito saúde.
O que se verifica é sempre uma abordagem ligada à doença,já instalada.
Promover e prevenir são dois conceitos ligados ao conceito saúde.
... perguntas e dúvidas sobre os temas relacionados ao abuso, assédio sexual e prostituição, pelos adolescentes, na faixa etária de 14 a 19 anos, que participavam desses grupos. Essas dúvidas sempre eram acompanhadas como exemplo de
algo que havia acontecido com amigos, vizinhos, primos, ou até mesmo
conhecidos....
Geralmente, os adolescentes pegam o exemplo do amigo ou amiga mais próximo, já que os ensinamentos e os conselhos dos pais são rejeitados por serem coisas de gente antiga, da outra geração.
É uma boa estratégia a formação desses grupos de conversa, na forma terapêutica, pois ali eles podem ser ensinados e levarão esse ensino a sério.
O fragmento abaixo mostra essa realidade:
... “ Através desses relatos, fomos conduzindo os grupos de forma a buscar algumas
informações teóricas imprescindíveis ao tema em questão, propiciando aos próprios
adolescentes desenvolver de forma coletiva, um processo reflexivo e de discussão,
culminando na aquisição de conhecimentos individuais e coletivos, como a tomada
de decisão, tão necessária no processo de desenvolvimento dos mesmos...”
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