Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quinta-feira, 17 de abril de 2014

OS PARADOXOS DO PNAIC (PLANO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA)

Aimeudeusducérsu...


Eu ainda tenho a estranha mania de ter fé na vida, como diria um poeta ou um músico ou qualquer pessoa entranhada na área de poetizar e musicar a realidade dura, nua e crua dos Cursos de Formação e de qualquer situação vivenciada.
O pano de fundo desse Curso seria um caminho interessante para a eliminação dos analfabetos funcionais.
Mas os paradoxos se reproduzem em salas de aula do 4º ano e do 5º ano onde pecados mortais da Ortografia são cometidos diariamente com despudor, desbunde e insistência mor.
Tapetes são puxados, vontades são mantidas, pois talvez a criança, quando escreve incorretamente, está envolvida numa briga silenciosa contra o sistema...
 Antes de tudo uma guerra política com pinceladas de poder: quem pode mais chora menos.
Crianças precisam entender que seus mundos não giram em torno de seus umbigos e pais e mães devem ser alertados a tirarem seus filhos e filhas das bolhas cor de rosa de sabão da Ideologia que pinta o mundo cão de cor de rosa e azul.
Precisariam, mas não o fazem, nesse sistema em que professores são reféns de si mesmo.
Professor deve aceitar a realidade que é massa de manobra e ao vencedor as batatas, como diria o inesquecível Machado de Assis.
O vencedor é aquele que detém maior patrimônio, seja ele psicológico, material, cultural ou educacional.
Detenho-me agora na Lei da Sobrevivência de Darwin: os fracos ficam pelo caminho, sejam professores ou alunos.
Os fracos são aqueles que hipoteticamente  só aprenderiam pelo beábá, já que seus ticos e tecos não dominam...
as correspondências entre letras ou grupo de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e  textos...
Na bolha cor de rosa alunos insistem em colocar o n antes de p e de b,e o m antes de qualquer consoante, excetuando-se o p e o b,  nem que seja por pirraça, trocar o p pelo b, o f pelo v, porque é bonitinho ou porque sim.
Quando a maturidade chegar, pararão de resistir ao sistema que normatiza tudo e impõe suas regras e colocarão o m antes de p e de b, num tempo em que a ex-professora, descabelada, sofrida e encarquilhada, falará com seus botões: Não pude ter o melhor do ensino e nem a sua excelência, pois meu aluno ou aluna continuou a escrever o f pelo v  e talvez não passou no vestibular por minha culpa.
Paciência deverá ser mantida, porque está tudo dominado e se eu tenho um vício de linguagem seria o de não me preocupar com a forma correta do porque por que a vida tem muitos porquês e se entende de toda forma o porquê.
Paradoxo por paradoxo, o importante é alimentar a práxis do Caetaninho, porque tudo é lindo...
E inexorável.










Nenhum comentário: