Vila Mulher

Blog VilaMulher
O Portal da Mulher

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comida Nina Horta- Folha de São Paulo- Ilustrada

A alma come ou não come?

..."Comida de alma é aquela que consola, que escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora da dor, de depressão, de tristeza pequena. Não é, com certeza, um leitão pururuca, nem um menu nouvelle seguido à risca. Dá segurança, enche o estômago, conforta a alma, lembra a infância e o costume. É a canja de mãe judia, panacéia sagrada a resolver os problemas de náusea existencial. O macarrão cabelo-de-anjo cozido mole e passado na manteiga. O caldo de galinha gelatinoso, tomado às colheradas. São as sopas. O leite quente com canela, o arroz-doce, os ovos nevados, a banana cozida na casca, as gelatinas, o pudim de leite." ....


In Horta, Nina – Não é sopa – crônicas e receitas de comida, São Paulo: Companhia das Letras, 1995.








Bem, amiga Nina Horta, a culpa é sua mesmo. Você viajou com merendeiras de escola pública e publicou um livro doqualnãolembroonome e ensina nesse livro a comida das almas que é manteiga e macarrão cabelo de anjo.

E pena mesmo só podemos ter as das galinhas. E por falar em galinhas, imagina uma assada, com batatas a doré e arroz branco?Para acompanhar, uma salada de alface, bem caseira.

Tá, você não é dessas coisas, você é muito chique, assim como os nossos amigos blasée da Ilustrada.

E que história é essa da Santa Tereza ter um amante? Isso é novidade.

Pode? Do jeito que está o mundo...

Bem, eu viajo nos delírios dos santos e sou ao mesmo tempo muito pé no chão.

A sua coluna me dá um referencial do que os ricos comem. Melhor dizendo do que os classe médias comem, eu que sou classe C.Adoro pão com ovo.

Beijar Deus na boca... Escândalo.

Já pensou que o ofício religioso, a entrega religiosa é para sublimar o tesão?

Desculpa a má palavra. Afinal, até o Serra anda usando –a.

Mas vc pode dedicar umas breves linhas para essa humilde criatura que nem cozinheira é e explicar a pena das maravilhosas epistológrafas? Do que se trata?

Se acaso for pena das dificuldades financeiras que assombram a minha vida Severina, o meu pão com ovo, já lhe passo o nº da minha conta bancária.,,

É de comer?

Abraços

Patrícia

Nenhum comentário: